segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

"Educação Ateísta"

Ontem, quando estava na casa da minha avó, e para entreter o tempo, pus-me a ler o conhecido jornal'zito religioso do distrito, até que me deparo com uma "notícia" sobre o massacre na escola primária em Connecticut, que ocorreu recentemente. O título da tal "notícia" era "Educação Ateísta", o que me chamou a atenção. 
Então não é que que um senhor lá dos EUA veio dizer (e o autor da notícia a concordar com ele, obviamente) que"um controle mais rígido sobre os armamentos não irá impedir novas tragédias desse tipo, e que novos tiroteios não serão impedidos «a menos que se possa mudar o coração das pessoas»". Ora, até aqui tudo muito bem, o senhor tem alguma razão, e é preciso implementar valores de justiça desde cedo. Mas ele continua: "tragédias como a do tiroteio em Sandy Hook serão evitadas apenas formando as pessoas na lei de Deus, não aumentando o controle de armas" - não me venham com tretas, há que regulamentar o controlo de posse de armas sim! Não é apenas pela moral e bons costumes que vamos lá... Esses são fundamentais, concordo, mas não resolvem situações destas da noite para o dia. Além disso, "formando as pessoas na lei de Deus"?! Só os cristãos é que praticam boas acções, então... Oh, wait! Agora o título começa a fazer sentido! E daí para a frente é só um lamentar de a educação cristã quase ter sido banida das escolas públicas e que, sendo assim, não se podia esperar outra coisa se não que "as escolas se tivessem tornado um lugar para a carnificina". O mesmo senhor responsabiliza ainda a falta de VALORES RELIGIOSOS noutros massacres anteriores.

Sou só eu que acho que os chamados "valores religiosos" são simplesmente "valores humanos"? Aqueles que qualquer pai decente, seja ateu, cristão, judeu, ou de qualquer outra religião, tenta incutir aos seus filhos? Valores de responsabilidade social, justiça, solidariedade e outros que tais? Não é preciso ser-se da religião X ou Y para se agir de forma correcta! O que mais uma vez a religião me mostra é que se trata tudo de uma competição estúpida para apurar quem tem os melhores valores, quando no fundo, os valores deviam pertencer à humanidade em si e não aos deuses e aos santos...

Sem comentários: